Seja Bem Vindo a este blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

AOS MEUS MESTRES

        Ao  Mestre dos mestres, JESUS a quem devo a minha vida, com quem aprendo dia a dia desenvolver virtudes cristãs como: amor, misericórdia, perdão, paciência, bondade, mansidão e muitas outras necessárias para todo cristão. Ele mesmo foi quem disse: Aprendei de mim... Mt 11.29.
Ao meu pai (in memoriam), mestre que me alfabetizou, juntamente com muitos outros. À minha querida mãe, de poucas letras, que foi alfabetizada na maior e melhor cartilha do mundo, a Bíblia Sagrada é mestre de poucas letras, porém de muita sabedoria.
       Às duas grandes mulheres guerreiras do Senhor, Felícia Mkclean e Renate Linder (in memoriam), que me doutrinaram e me firmaram em Cristo. Mães e pastoras por ordem de Cristo.
     À minha querida companheira e mestre, Célia, que me ajuda com os deveres diários. O meu mais sincero apreço e carinho neste dia dedicado aos mestres.
      Tudo o que tenho conquistado até hoje teve uma parcela destas pessoas que Deus colocou em minha vida.
      Quero também aproveitar para homenagear outros grandes mestres que também contribuíram na minha formação tanto secular quanto religiosa.
Na área secular: mestres como: Lindalva Margalho, Zita Cunha (in memoriam) , Zuneide, Olindina, Orlandina, Iracilda e Lúcia Nascimento.
Na área religiosa: Werner e Emi Hediger, Charles e Vivian Stoner, Doris Nielson,  Bob McAllister, Allan e Margarida (in memoriam) Stensvad, Davi, Jaime e Rute Vance, Gregório Miller, Hans Ulrich Refler, Maurício Sloam, Orvrel e Rasel, Suzi, Rute, Brigite, Silas Chaves, Terezinha Soares (in memoriam), Diná e Elizabeto dos Santos (in memoriam), Antonilson Bezerra e Abdoral Fernandes da Silva. A todos eles, o meu respeito e gratidão.
      Feliz dia dos mestres a todos os meus amigos e colegas que acreditam que a educação é capaz de mudar uma vida e transformar uma nação.


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PENSEI...

Hoje pensei em fazer uma homenagem a um grande homem de Deus, conhecido neste mundo como Isaltino Gomes Coelho Filho. O mesmo se identificava como carioca por nascimento, paulista por jeito de ser. amazônida por desígnio divino, português por herança e cidadão do Reino por graça de Jesus.
Ontem foi chamado para estar junto ao Pai celestial.
Reflitamos hoje em uma de suas pastorais publicada no dia 4 de agosto de 2013:

Pastoral do boletim da Igreja Batista Central de Macapá.

Voltei a Manaus, mais uma vez no ano. Fui honrado com o convite para ser o orador da 26ª. Assembleia da AICEB, uma denominação de pouco mais de 300 igrejas, de linha batista. Alguns de seus líderes foram meus alunos em Brasília e Manaus, e no mestrado, em Belém. Nunca me deram trabalho, como professor ou como administrador, o que pesa a seu favor.

A denominação teve origem humilde. Um senhor, João Batista Pinheiro, biamputado das pernas, participou de um culto numa praça, de uma Igreja Presbiteriana, que foi atrás dos eleitos. Arrastando-se pelo chão, entrou na igreja e se converteu. Regressou à sua cidade, no interior remoto e pobre do Maranhão, e testemunhou de Jesus à sua família. Homem simples, sem muita instrução, ganhou-os na fé. Mais pessoas vieram. Sentado num banquinho, ele lhes pregava, até que um grupo de 60 crentes se formou. Hoje, a denominação, que usa o Cantor Cristão, envia alunos a nossos seminários e convida nossos pastores, tem mais 300 igrejas, faz missões no Uruguai, entre povos indígenas, no Timor Leste e em Angola. Um de seus pastores, médico missionário em Angola, me atendeu.

Tudo começou com uma pessoa sem instrução e sem as pernas. Que não dependeu de caridade pública nem lamuriou sua situação, mas repartiu sua fé.

Pensei em tantos membros saudáveis de nossas igrejas que sempre têm um pretexto para não irem aos cultos. Abençoados com recursos financeiros, posição social, bom emprego, julgam que fizeram por merecer e não veem a graça de Deus em sua vida. Não o honram com serviço cristão. São ingratos. Julgam que fazem favor à igreja, dando-lhe migalha de atenção. Mas sempre cobram atenção. Não veem o evangelho como um chamado ao serviço, mas um espaço para serem paparicados.

Pensei em tantos membros de igreja com talentos que Deus lhes deu e a quem permitiu seu desenvolvimento, mas vivem de mal com a vida, com a igreja, não tem veia de servos, e deixam de ser bênção. Pensei em membros de igreja que claudicam no testemunho, imergem em seus problemas sem emergir para a consagração. Gente que quer atenção, aplauso, concordância consigo, mas não se insere em um projeto de fé.

Espiritualidade defeituosa. Quer bênção, mas não abençoa. Gosta muito de ser estilingue (é hábil em sê-lo), mas se abespinha quando é vidraça. Estilingues não entendem que os estilingados por eles um dia fazem deles vidraça.

Pensei em gente que acha que o mundo e a igreja lhe devem, mas não que convertidos são servos. As igrejas sofrem com gente melindrosa! Sofrem por falta de servos! Pensei nisso tudo!

Graças a Deus pela vida do irmão que originou, com seu serviço, uma denominação humilde, de visão evangelística e missionária e vida cristã que busca a espiritualidade. Será que foi porque lhe faltavam as pernas? Se foi, que Deus prive de pernas muita gente lépida, até para atrapalhar, mas lenta, até omissa, para servir.
Pensei nisso. Ainda penso.


Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

terça-feira, 1 de outubro de 2013

EM BUSCA DA ESTÉTICA PERFEITA

“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” II Coríntios 5.10

O mundo hoje vive em busca do corpo perfeito. Muita malhação em academias, dietas rigorosas, medicamentos, cirurgias estéticas e etc.
Li um artigo sobre uma colombiana que fez 21 cirurgias e ficou irreconhecível. O Brasil é o segundo no ranking mundial de plásticas, atrás apenas dos EUA. Há algum tempo, essa prática era recorrente entre os adultos, ultimamente vem crescendo muito o número de adolescentes entre 14 a 18 anos que também estão em busca do corpo perfeito.
Paulo afirma que um dia estaremos diante do tribunal de Cristo para sermos premiados pelo bem ou mal que tivermos feito por meio do nosso corpo. Será que o (a) servo(a) de Deus também deve estar em busca do corpo perfeito?
Estes versos em provérbios apresentam de forma resumida o cuidado que devemos ter com o nosso corpo veja: Provérbios 6. 16-19 “ Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina:  olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,  coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.
Veja que o sábio Salomão se utiliza de membros do nosso corpo para nos alertar quanto ao bom uso dos nossos membros, os quais devem ser usados para abençoar os irmãos e promover a glória de Deus. No entanto, não é isso que observamos muitas vezes no meio cristão. Jesus também trata de forma bem incisiva sobre o bom uso dos membros nosso corpo e até recomenda alguns processos cirúrgicos, caso estes estejam prejudicando a nossa estética cristã veja: Mateus 18. 8,9 “Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.” Confira também o que diz Tiago 3.6 “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.”
Jesus também condenava a hipocrisia dos escribas e fariseus Mateus 23.27 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!”
O fato é que eles queriam demonstrar uma beleza exterior, enquanto que interiormente estavam apodrecidos, fétidos, cheios de imundícia.
Agora diante do que temos observado, qual tem sido o nosso comportamento diante do desafio que está diante de nós de nos apresentarmos diante do tribunal de Cristo para recebermos do Senhor os galardões por aquilo que fizemos por meio do nosso corpo?
Você está precisando fazer alguma cirurgia em alguma parte do seu corpo para que a sua aparência seja agradável diante do Senhor que tudo sabe e tudo vê?
Não queremos afirmar que não se possa investir em uma boa aparência, mas que a beleza exterior tem pouco ou nenhum valor diante de Deus. A beleza interior sim, esta agrada e glorifica a Deus!
Que você seja sempre belo(a) diante do Senhor.


Pr. Tomé dos Anjos.

INCONFORMADO

Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: por que me fizeste assim? Romanos 9.20

Deus nos fez seres pensantes! Todos os dias somos impulsionados, muitas vezes pelas circunstâncias, a questionarmos algo ou alguém. O bom de tudo isso é que o contraditório leva o ser humano a buscar novos horizontes. Isso com certeza é muito importante para a humanidade; entretanto, na busca de uma razão para tudo, surgem teses que se opõem aos princípios divinos, como por exemplo: o evolucionismo que se contrapõe ao princípio do criacionismo ou seja: A criação a partir da obra divina. Enquanto se trata de anthropos divergindo de anthropos, o discurso transcorre no nível das ideias. Porém, quando o homem pensa que pode questionar o seu arquiteto, seu criador, surge a pergunta: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? O nosso inconformismo surge a partir das mínimas coisas, como por exemplo: se nossos olhos são pretos, gostaríamos que fossem verdes, se temos cabelos crespos, gostaríamos que fossem lisos e assim por diante. Aonde é que vai parar a ignorância do ser humano em relação ao seu Criador? Precisamos entender que o nosso criador nos fez perfeitos. É claro que o texto em questão não está tratando diretamente sobre esse assunto, e sim ao fato do homem querer questionar a soberania de Deus em relação àqueles que serão salvos e aos que serão condenados, àqueles que foram feitos vasos de honra e aos que são vasos de desonra; mas podemos afirmar que quando não aceitamos ou estamos inconformados com algo que foi criado por Deus, estamos simplesmente dizendo que sabemos mais do que Ele, que somos altamente capazes de fazer ou realizar obras maiores que Ele.  Agindo dessa forma, caímos na armadilha de satanás que desejou ser igual a Deus. Isaías 14.14” subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.” A sua altivez o levou à queda.
Em relação aos planos que Deus tem para nossa vida devemos estar plenamente conformados. Por outro lado, em relação ao mundo, ao nosso ego e aos projetos do inimigo, precisamos estar completamente inconformados.
Que Deus nos ajude neste dia a aceitar a sua vontade em nossa vida, mesmo que seja muito difícil para nós.
Romanos 8.28 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
Tenha um excelente dia na presença do Senhor.


Pr. Tomé dos Anjos.         

O ABANDONO

“Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelo e Hermógenes.” II Timóteo 1.15
Você já foi abandonado por alguém?
O apóstolo Paulo, homem de Deus, experiente na vida cristã, o qual chegou ao ponto de proferir as palavras de I Coríntios 11. 1 “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” Sentiu-se abandonado, quando ele mais precisava dos amigos por ocasião de sua prisão em Roma. Talvez Fígelo e Hermógenes fossem aqueles por quem Paulo rogava ao escrever a sua carta aos Romanos. Rm 1. 9,10: “ Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós em todas as minhas orações, suplicando que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de visitar-vos.” Creio que Paulo sentiu mais forte na carne o abandono, porque fora abandonado por aqueles, em  quem  ele confiava que estariam do seu lado naquela ocasião de sofrimento e angústia.
É muito triste para quem foi abandonado não é mesmo?
Você já pensou que, muitas vezes por causa de sua falta de um relacionamento mais profundo com o Senhor, você  está abandonando- O? Ele se sente abandonado por você, a quem amou e entregou o seu próprio Filho , para que você tivesse vida em abundância. Veja o que diz o profeta Jeremias. Jr 17. 13: ” Ó Senhor, Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados; o nome dos que se apartam de mim será escrito no chão; porque abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas.”  Deus estava se sentindo abandonado pelo seu povo a quem ele tanto amava. Se você ainda não teve hoje a sua conversa com Deus, faça isso agora mesmo, não troque esse tempo precioso por qualquer outra atividade. Ele é a fonte da água da vida.
Parentes, amigos podem falhar com você, mas Deus nunca falha!
Salmo 27.10: “ Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá.”
Tenha um ótimo dia e um abençoado final de semana na presença do Senhor.


Pr. Tomé dos Anjos.

VOCÊ JÁ DEU O SEU PRESENTE PARA DEUS, HOJE?

“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.” Provérbios 23.26
“...Mais bem-aventurado é dar que receber.” Atos 20.35b
Conta-se o caso de um homem que foi convidado para o aniversário de um amigo riquíssimo. Então, ele começou a imaginar o que poderia oferecer de presente para aquele amigo. Chegou finalmente à conclusão que tudo o que havia pensado e que estava dentro de sua possibilidade, o amigo já possuía; então, resolveu oferecer-lhe um livro de meditações diárias. Ao chegar naquele lugar chique, um pouco constrangido com o seu presente, foi cumprimentá-lo; o mesmo quando o viu, veio em sua direção,  abraçou-lhe e disse: que bom que você atendeu o meu convite e veio para se alegrar comigo! Então, o homem lhe disse: aqui está esse humilde presente, ao que ele respondeu: não precisava tanto, sua presença neste lugar é o melhor presente que você poderia me oferecer!
Essa história me fez refletir sobre o nosso relacionamento com o Rei do Universo, Senhor dos senhores, o dono do ouro e da prata, aquele que criou o universo e tudo o que nele há, o qual nos convida todos os dias para participarmos de um banquete na sua presença, onde Ele dispõe do bom e do melhor para nós, seus filhos; (Apocalipse 3.20: “ Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo“.) Porém, na desculpa de não termos nada para oferecer, não participamos, ficamos do lado de fora, nos conformando com as migalhas oferecidas pelo inimigo.
O que levar então diariamente na presença do Senhor? A bíblia diz: “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.” A Bíblia se refere ao coração de forma muito clara, mostra-o como o âmago do nosso ser. Nossos atos vêm sempre do coração, é o que determina as atitudes e o comportamento. Sim, e é do nosso coração que procedem as fontes do bem e do mal. Provérbios 4.23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. O texto diz que Deus pede o nosso coração diariamente como presente, isso quer dizer que precisamos entregar a Ele todo o nosso comportamento, as nossas atitudes neste dia, permitindo que Ele seja o centro de todo o nosso ser. Fazendo assim, os nossos olhos estarão fitos em Deus. Então poderemos perceber com mais nitidez o cuidado e as maravilhas de Deus em nossa vida, poderemos tomar decisões acertadas, não baseadas em nossos próprios raciocínios lógicos mas, baseados em Deus. Entreguemos hoje, você e eu, a nossa fonte de vida [o nosso coração] nas mãos do Nosso Senhor para que desfrutemos com alegria da comunhão e do relacionamento com o Pai, Filho e Espírito Santo.
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” II Cor. 13.13

Deus te abençoe.

Pr. Tomé dos Anjos

SOMOS DE DEUS

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno.” I João 5.19
O cristão está diariamente nos planos de satanás. A cada dia, o inimigo com seus ardis tenta depreciar a igreja, suas bases mais fundamentais; mas, conforme o apóstolo João podemos crer de todo nosso coração que somos de Deus. Isto é tão confortante para o nosso coração, sabermos que não estamos lutando sozinhos contra as ardilosas astúcias do inimigo. Deus é conosco, Aleluia! O Apóstolo Paulo diz aos Romanos: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Rm 8.31.

Se hoje te sentes uma vítima dos ardis do maligno, Deus te dá uma nova oportunidade para lançar fora todos os laços que te prendem, que dão direitos ao inimigo, te fazendo refém dele, tirando de ti o direito de ter uma vida plena de vitórias e bênçãos na presença do Deus Todo Poderoso.
Que teu dia hoje seja de muitas vitórias na presença do Senhor. 


Pr. Tomé dos Anjos